IP promoveu Workshop de Azulejaria na Estação de Aveiro

Cultura e Lazer
Património Histórico
  • Workshop de Azulejaria na Estação de Aveiro: fotografia 1
  • Workshop de Azulejaria na Estação de Aveiro: fotografia 2

Para assinalar o Dia Nacional do Azulejo, a 6 de maio, a IP celebrou a data promovendo um workshop de azulejaria na Estação de Aveiro.

O evento mereceu a curiosidade de muitos passageiros da Estação, que se mostraram recetivos a este género de ações que, sendo de cariz criativo, teve também como objetivo sensibilizar para a necessidade de preservação e valorização do azulejo como património cultural nacional. 

O local escolhido, a Estação de Aveiro, construída em 1864, com projeto do arquiteto José Coelho, num estilo que se pode considerar próximo do ideal da «casa portuguesa» de Raul Lino (varandas, alpendres, telhados), é por si só um verdadeiro museu, com os seus notáveis painéis de azulejos, azuis e brancos, da Fábrica Fonte Nova, da autoria de Francisco Pereira e Licínio Pinto, produzidos entre 1915 e 1916. 

Na fachada virada para o cais os painéis de azulejos apresentam sugestões de locais a visitar; na virada para a cidade mostram referências de Aveiro, mas também figuras típicas como pescadores, peixeiras, moliceiros. De referir ainda as composições módulo-padrão de cores azul, branco e amarelo em parte das fachadas laterais.